Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Terça, 04 de Junho de 2019, 15h27 | Última atualização em Domingo, 23 de Junho de 2019, 03h00 | Acessos: 825

O sistema composto pelos Comitês de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) e a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), Sistema CEP-CONEP, foi instituído em 1996 para proceder a análise ética de projetos de pesquisa envolvendo seres humanos no Brasil. Este processo é baseado em uma série de resoluções e normativas deliberados pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão vinculado ao Ministério da Saúde.

O atual sistema possui como fundamentos o controle social, exercido pela ligação com o Conselho Nacional de Saúde, capilaridade, na qual mais de 98% das análises e decisões ocorrem a nível local pelo trabalho dos comitês de ética em pesquisa (CEP) e o foco na segurança, proteção e garantia dos direitos dos participantes de pesquisa.

Os CEP são colegiados interdisciplinares e independentes, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criados para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos

O Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Amazonas – CEP/UFAM, foi criado pela Portaria do Reitor nº 558/99 de 20/04/99 e aprovado pela Comissão de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde – CONEP em 04/08/2000.

O CEP/UFAM é uma comissão constituída por membros das várias áreas do conhecimento, e um representante dos usuários, que tem por finalidade a avaliação da pesquisa com seres humanos em nossa Instituição, em conformidade com a legislação brasileira regulamentada pelo Conselho Nacional de Saúde.

A análise ética em pesquisas com seres humanos ocorre por meio da Plataforma Brasil, onde o pesquisador responsável insere os dados da pesquisa originando um protocolo que será avaliado inicialmente pelo Comitê de Ética local e, se necessário, pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página